PAHMIX

Acronym: 
PAHMIX
Project Title: 
Misturas de Carcinogénicos ambientais: uma abordagem molecular para a melhoria das estratégias de avaliação de risco ambiental
Duration: 
01/10/2018 - 30/09/2021
Principal Investigator NOVA.id.FCT/FCT-UNL: 
Marta Martins
Abstract: 

Através de uma nova abordagem multidisciplinar dentro do domínio da toxicologia ambiental, o projecto PAHMIX pretende compreender os mecanismos e efeitos subjacentes à exposição a misturas complexas de PAHs, com ênfase na genotoxicidade, mutagénese e carcinogénese. A pesquisa irá combinar ensaios in vitro com hepatócitos primários de um peixe marinho de elevado valor ecologico e económico, o robalo (Dicentrarchus labrax) para avliar os aspectos mecanisticos, seguido de uma validação in situ com animais da mesma espécie colhidos em áreas contaminadas. Especificamente, pretende-se: i) investigar efeitos genotóxicos (incluindo aductos de DNA) causados pelas diferentes misturas e determinar a sua relação com metabolitos de PAH específicos; ii) descobrir os mecanismos moleculares das interacções entre PAHs iii) identificar novos potenciais alvos genómicos relacionados com mutagenicidade e carcinogénese induzidas por PAHs; iv) validação in situ. Serão integradass com técnicas analíticas actuais e multi-nível, da determinação de genotoxicidade e transcriptómica à citopatologia e análise da formação de aductos e metabolitos, de forma a descobrir os mecanismos envolvidos na formação de neoplasis, com o principal objective de contribuir para o desenvolvimento de novos biomarcadores de misturas de PAHs e suplementar dados para as estratégias de avaliação de risco. A abordagem, para além de introduzir importantes inovações técnicas (por exemplo, análise de aductos), irá também produzir nova informação sobre os mecanismos de mutagénese e oncogénese. A utilização de hepatócitos primários de uma espécie ecologicamente relevante é, também, uma importante novidade que irá acrescentar realismo.

Este ambicioso projecto permitirá desenvolver estratégias de desenvolvimento de novos valor guia, isolar potenciais biomarcadores potencialmente patenteáveis, que poderão ser utilizados nos programas de monitorização nacionais e internacionais. O PAHMIX contribuirá para enfrentar o desafio societal identificado pelo H2020.